[Dicas] Como fazer uma sinopse?



Vi várias pessoas falando que tinham dúvidas de como fazer uma sinopse. Eu também tinha, mas estou aprendendo e vou falar o que eu sei.

A sinopse é algo simples, algo para fazer o leitor se conectar com a história do livro. Por mais que a capa seja bonita (em breve falarei sobre capas), a sinopse é o ponto chave para induzir um leitor a ler um livro. Verdade, a capa é o primeiro contato visual da obra, mas é contato visual, não sobre a história, essência e explicação do que se trata.

Me perguntei: fazer um livro é muito complicado em termos de trabalho, pesquisa e talento, então, por que os escritores sentem dificuldade em resumi-la? Ai eu achei o meu grande erro. Sinopse não é resumo, sinopse é muito mais livre.

O resumo nada mais é do que resumir. Falar de algo de forma resumida é retirar partes que não tenham muita importância na história, deixando, somente, as partes que mais marcam.
Sinopse, diferentemente de resumo, dá liberdade ao autor em apresentar a obra. Você pode fazer o que quiser com sua sinopse, implantar dúvidas, falar tudo e não falar nada, alertar o leitor, enfim, 1000 coisas.

Os erros dos escritores é pensar que a sinopse é um resumo, mas não é. Sinopse pode ser um resumo, mas resumo não é uma sinopse.

Mas, como vou fazer minha sinopse?
Sugiro que faça um resumo da sua obra, aponte os pontos altos do livro, o desfeche. Com o resumo criado, faça sua sinopse baseada nos pontos altos. Se você quer deixar uma dúvida, troque a resposta por uma pergunta.
Ex:
Sua mãe é morta e ele quer descobrir quem matou. As pitas levam a personagem ao assassino. E ela descobre que seu pai matou sua mãe em um ataque de raiva. Ela fica triste e desolada.

Movida pela vontade de saber quem matou sua mãe, a personagem descobre que seu pai não era quem pensava ser. Mas quem matou a mãe da personagem? O que o pai dela escondia?
OSB: Esse é um exemplo que me surgiu, sem nexo, na minha cabeça.

Ou seja, dependendo de como você quer atrair os leitores, troque pelo desfecho, essência e a parte mais importante. Assim sua sinopse se adéqua ao livro e atrai os leitores.

Bônus: Os leitores gostam muito de sinopse que exponha duvidas, relações complicadas, coisas do dia-a-dia do ponto de vista único, ou seja, a personagem pensar que aquilo só acontece com ela, tais como: amar o melhor amigo, ser traída, descobrir uma mentira e etc. Ou seja, intrigue o leitor e apresente o seu livro sem revelar nada.

Espero que tenha ajudado a quem teve alguma dúvida. Quem discordar de algo dito, por favor, comente, pois não sou um mestre na arte da escrita - por mais que eu queira.

Próxima postagem:
Como se apresentar para uma editora?

P.S. Em breve apresento a sinopse do meu primeiro livro. Essa sinopse é diferente de tudo que já vi.

56 comentários:

  1. Achei muito legal o seu ponto de vista Cris.

    Concordo com tigo!!!

    Farei que a sinopse tenhopontos chamativos dolivro!!!

    Obrigada Cris por tirar essa duvida de mim!!!

    Ps: Meu pc quebrou a um tempo atrás!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maneira correta de se escrever CONTIGO e não COM TIGO.

      Excluir
    2. Maneira correta de escrever:"Meu pc quebrou há um tempo atrás!!!"

      Excluir
    3. Tem um livro que está sendo lançado em 2014 ou 2013 sei lá , eu quero compra-lo quem souber dele me fala.
      O livro chama-se (a última aventura da humanidade ficção das melhores).

      Excluir
  2. OLÁ.
    ADOREI SEU BLOG E ESTOU SEGUINDO.
    ME SEGUE DE VOLTA?
    WWW.AMORIMORTALL.BLOGSPOT.COM
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cris!
    Muito obrigada pelo post, ajudou muito!

    ResponderExcluir
  4. Cris, uma sinopse têm que obrigatoriamente de responder as seguintes perguntas: quem? quando? onde? porquê? e como? e ser o mais breve possivel, sem promenores detalhes ou algo do genero. ''em um ataque de raiva. Ela fica triste e desolada.'' isto não devia estar lá. lê sinopses e vê se não tenho rasão.beijinhos (:
    ass: inês Antão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RAZÃO É COM "Z" E NÃO COM "S".

      Excluir
    2. "Sinopse" é singular. Correto: "uma sinopse tem (sem acento) que..."

      Excluir
  5. Inês,
    Pense assim... Sinopse é a apresentação de uma obra. Você pode apresentá-la da forma que você quer. Uns podem achar que é uma má apresentação e outros nem tanto. Sendo assim, recomendei "Sugiro que faça um resumo da sua obra, aponte os pontos altos do livro, o desfeche. Com o resumo criado, faça sua sinopse baseada nos pontos altos. Se você quer deixar uma duvida, troque a resposta por uma pergunta."
    Enfim, entendo seu ponto de vista. Tudo depende de quem faz e quem ler as sinopses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sinopse não tem desfecho,resumo sim.......

      Excluir
  6. Nossa,,,,BURRA?...dona INES....vc e louca? vc nao foi obrigada a entra neste BLOG....ENTAO TENHA RESPEITO...SUA LOUCA SEM NOÇAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem nao estas a respeitar. Todos tem direito de dar a sua OPINIAO!!

      Excluir
  7. Estou pesquisando sobre sinopse de samba - enredo e encontrei este blog, achei o bem informativo. Minha área é Artes Visuais, porém iniciante no universo carnavalesco.
    Valeu as dicas!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo exemplo,me ajudou demais com esse exemplo,fez com que eu tivesse inúmeras ideias.Beijos karen Machado.

    ResponderExcluir
  9. nossa vc me ajudou muito.Continue assim que vc vai se tornar um mestre na arte da escrita pois quem é humilde será exaltado.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Que bom que estão gostando. Ser Humilde, anônimo, é algo que me foi ensinado há tempos, logo depois de ajudar. Fico imensamente feliz que estão gostando e ajudando.

    ResponderExcluir
  11. Obrigadíssima!
    Valeu mesmo... me norteou. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Fato: nunca consegui escrever uma sinopse. Nem na escola, quando a gente tinha que fazer sinopses de filmes/livros. Virava ou um resumo ou uma resenha crítica. O post ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do post,se você tem a intenção em ser uma escritora ou algo assim,siga em frente,pois você escreve muito bem.
    Beijos...
    OBS.:E me ajudou bastante em trabalho de literatura da escola. Hehehe
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  14. :D MUITO OBRIGADA! Seu post me ajudos muito! :-bd

    ResponderExcluir
  15. RAZÃO com S Inês Antão? Não há apenas uma maneira de se redigir uma sinopse, e ela também não é exclusiva dos livros. Acho que você deve saber disso também!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada,me ajudou bastante=D7

    ResponderExcluir
  17. Sei que é meio tarde, mas o que vc acha da minha sinopse (sempre bom ter opinião de leitores ávidos):

    LEGADOS DE LUZ:
    Humanos são apenas pequenos pontos de luzes, num universo de muitos reinos poderosos e realidades diferentes. Todas essas dimensões vivem em total harmonia, numa dança cósmica de poder. Mas toda essa simetria é abalada por duas crianças. Uma - fruto de dois mundos - possui o poder para controlar portas para outras dimensões, a outra, possui o incrível poder de destruir esses reinos místicos. Forças malignas conhecem esses legados de luz, e farão o possível para conquistá-los.

    É um projeto para um futuro livro, caso tenha interesse publico aqui: https://fanfiction.com.br/historia/239354/Legados_De_Luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que é meio tarde também, mais vou comentar: achei muito criativa a ideia central do seu livro e a sinopse ficou shol de bola.

      Excluir
  18. Sou escritor de obras no site do clube de autores, gostei sobre o documentario da "Sinopse", Cris foi genial, pessoal uma das coisas que deixo aqui muito importante para um livro é sermos integros aos personagens e dar um rumo de histório com objetivos e sermos o mais expressante inclusive nos sentimentos de cada um do possivel, dar aventura e amor diario aos personagens enfim dar-lhes vida seja a obra que desejarem fazer, tabém um autor deve ser humilde em todo o momento, compreensivo e respeitar seu agente, ele é um profissional que visa nos ajudar a nos alavancar, representa diretamente a editora no qual tem nossas obras.

    qualquer ajuda em como escrever um livro corretamente, dou palestras a preços bem pequenos, aqui em são paulo

    contato: carl_orion_corp@hotmail.com
    fone 11 95438-2653 por gentileza se ligar por favor que seja apos as 22:00 horas ou entre 08:00 e 09:00 da manha, fins de semana livre

    muito obrigado a todas aqui que se esforçam e aprendem

    ResponderExcluir
  19. Cris, boa noite! Eu acabei de escrever uma obra de ficção e entrei em contato com algumas editoras que me pediram uma sinopse do livro para verem se se interessam pela obra. Por isso estou pesquisando antes de enviar. Suas considerações foram muito esclarecedoras. Muito obrigado pelas dicas e tenha muito sucesso. Um abraço..

    ResponderExcluir
  20. Muito legal sua abordagem. Parabéns.

    Aqui tem um site bacana pra quem gosta de ler e escrever. Dá pra postar as próprias histórias e divulgar para a galera ler e avaliar e comentar.
    É bem interessante.

    O link leva pra uma história que eu publiquei lá.

    http://dragnasckan.com.br//contos/ler/um-longo-dia/1

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Tirou a minha dúvida !

    ResponderExcluir


  22. parabens abençoada...
    voçe esta sendo muito util


    denes Fera

    ResponderExcluir
  23. Muito bom. Obrigado. Me ajudou mesmo!!! :)
    Eu estou criando uma saga e logo vcsverão omeu livro nas lojas. Memorizem o nome do escritor Elton Damasceno.

    ResponderExcluir
  24. Tirou muitas duvidas que eu tinha. obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Esse post me ajudou muito, pois eu sempre recebi elogios aos meus tetos, mas nunca soube fazer a sinopse deles. Mas, eu já consegui refazer a sinopse de duas histórias graças a você e acho que com essas dicas, vou melhorar cada vez mais com o tempo. Bem, obrigada!
    E, a propósioto, achei o blog muito interessante.
    Beijos,
    Giovana

    ResponderExcluir
  26. Cris, suas dicas chegaram no momento preciso. Ou eu que cheguei a elas. Estão me pedindo sinopses de dois livros meus (um, de poemas; outro, de contos). Para o de contos, você me ajudou. E agora? Como fazer sinopse de livro de poemas, se são esparsos até em estilo? (haicais, sonetos, concretos...).
    Só pra lembrar; há muito que é dito: Inês é morta.

    ResponderExcluir
  27. Aaaah! Você curte a Maldição do Tigre! ~~õ~~ Sua linda! /

    ResponderExcluir
  28. voce me ajudou muito em
    muito obrigado :-bd

    ResponderExcluir
  29. Maravilhosas essas dicas eu estava com um nó na cabeça e vc me ajudou a resolver ;)

    ResponderExcluir
  30. muito obrigada vc me ajudou bastante eu tava escrevendo um livro e não sabia oq era sinopse ag eu sei valeu :-bd

    ResponderExcluir
  31. Meu anjo, desisti de ler pois as letras estão muito apagadas e as partes em vermelho simplesmente não podem ser lidas, bote em negrito negrito, e reforce esse vermelho, até achei útil, mas impraticável! Quem avisa amigo é....desde que seja verdade....

    ResponderExcluir
  32. Há eu não sabia que você tinha que aprovar o comentário, que deveria ser um livre exercicio da democracia, não sabia que voce era menbro do grupo procure saber!!!! Pena!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Preciso de dicas para organizar a montagem de um livro, não é sinopse, é montagem, tipo, o que vai rolar, quais são os personagens, será que vc pode me ajudar! Já tenho tudo na cabeça mas preciso organizar antes de começar a escrever! Desde já obrigadão!!

    ResponderExcluir
  34. adorei adica sobre sinopse, vc e otima!!!

    ResponderExcluir
  35. Valeu Cris por estas dicas muito importante. Continue, assim; simples, clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  36. legal ...ajudou sim ..a dica de que a "sinopse não é um resumo "..foi o que mais Eu precisava saber..vlw..

    ResponderExcluir
  37. Marcela Ribeiro Aragão27 de junho de 2014 17:11

    Gostei muito, mais como faço para saber se a minha sinopse esta certa?

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :( :) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Antes de comentar:

Como comentários é uma extensão para os leitores explorarem suas ideias com relação ao post, a forma de vocês serem ouvidos também, é algo mais que importante, sendo assim, criei algumas regras.

- Todo comentário precisa ser aprovado antes de aparecer.
- Não peça parceria nem divulgue seu blog nos comentários. Utilize o formulário de Contato para tanto.
- Não utilize palavras ofensivas nem palavrões.
- Sempre faço o possível de comentar nos blogs de quem comenta aqui, mas não cobre e nem comente apenas na intenção de receber um comentário no seu, pois nem sempre poderei retribuir.

Cris está lendo...

 
Layout por Cris Sanlim | Hospedado pelo Blogger | Voltar ao topo